Programação para crianças: 5 razões de que isso é mais importante do que você pensa.

Programação para crianças: 5 razões de que isso é mais importante do que você pensa.

 

Programação para crianças, têm sido um tópico muito discutido nos círculos educacionais. Alguns pais e educadores reconhecem a importância da programação de computadores, mas há muitos que ainda sentem que são muito especializados para serem currículos essenciais do Ensino Fundamental. Há outras escolas, que acreditam que programação para crianças é imprudente, e que é um assunto que é melhor deixar para as escolas de tecnologia no nível de faculdade, quando o estudante já tem a base matemática para entender muita das suas complexidades.

David Dodge, o diretor de uma academia de programação infantil disse, “eu vi de primeira mão que o ensino de programação para crianças, fornece uma série de benefícios educacionais importantes e de desenvolvimento. Também há poucas dúvidas de que começar cedo o início de uma das alfabetizações mais importantes do século 21, será recompensado à medida que a computação se torna parte de quase todas as profissões.”

 

Aqui estão as 5 razões que David acha que são importantes e os pais não fazem ideia:

 

1 – Programação capacita os alunos
A programação pode ensinar os alunos como controlar robôs e máquinas, como usar o computador para resolver problemas mais complexos, como tirar ideias criativas e torná-las interativas, e como criar coisas instantaneamente acessíveis por milhões de pessoas. As possibilidades para exploração, descoberta e avanço são quase ilimitadas e os alunos que ganham essas habilidades com antecedência terão uma vantagem no mundo de amanhã.

2-  Entendendo como a programação ajuda a explicar o mundo
A programação está envolvida em quase todas as partes da nossa vida, desde as mídias sociais até a internet. A computação se tornará ainda mais onipresente nas próximas décadas. Do mesmo jeito que as crianças estudam química, biologia e física para entender melhor o mundo ao seu redor, se torna importante aprender a programar para aprender como o mundo moderno funciona.

3 – O aprendizado de programação desde a infância fornece uma série de benefícios
Programar ajuda a reforçar a lógica através de algo que os educadores chamam de “alfabetização processual”. Como Mitch Resnick do Massachusetts Institute of Technology (MIT) disse, “quando aprendemos a programar, começamos a pensar sobre os processos no mundo”. Vários educadores vêem a alfabetização processual como uma habilidade crítica do século atual, que os alunos devem aprender a como empregá-las no futuro.

4 – Programar é uma arte liberal
As artes liberais desde sempre foram definidas como o corpo de conhecimento necessário para participar da sociedade, e desde o início incorporou a gramática, retórica, aritmética, geometria e astronomia. A programação para crianças em breve será considerado um componente central de qualquer currículo de artes liberais. Agora que aparentemente as máquinas estarão presentes em quase todos os aspectos da vida, educadores e administradores de pensamentos avançados consideram cada vez mais a programação como uma habilidade que cada criança deve aprender.

5 – A tecnologia e robótica reformularão os trabalhos de amanhã
Até o ano de 2020, estima-se que a robótica sozinha eliminará 5 milhões de empregos.
No mercado de trabalho de hoje, quase 60% dos empregos na área exatas são de computação, mas apenas 2% dos estudantes de exatas também são de computação.
Existe uma tremenda oportunidade em campos relacionados à tecnologia, que serão impossíveis de automatizar e eliminar. Os pais que estão interessados em apresentar seus filhos à programação de computadores, têm um número crescente de opções, desde escolas de cursos de programação, até cursos online para crianças.
Acreditamos que a programação é mais efetiva quando é ensinada em ambientes criativos que permitem a exploração e descoberta. Permitir que as crianças programem e criem com coisas que eles já estão interessados, como vídeo games, aplicativos ou até mesmo dentro do Minecraft irão aumentar o engajamento e mantê-los interessados, mesmo quando isso for desafiador.

Fonte: https://codakid.com/category/uncategorized/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.